
sábado, 26 de junho de 2010
Que ambiente temos? Que ambiente queremos ter?

Aritgo - Trabalho de Química "Ambeinte que temos, ambiente que queremos ter"
Impactos ambientais
Devido ao aquecimento global, nosso planeta não é o mesmo. Isso porque, com a intensificação do calor, as chuvas se tornaram mais frequêntes que o normal e um exemplo concreto disso foi a tempestade que ocorreu no Rio de Janeiro, sendo que deixou várias pessoas desalojadas, feridas e mortas.
Diversos fatores, dentre eles geográficos e climáticos, contribuíram para que a tragédia no Rio ocorresse. Alguns deles são os bueiros entupidos de lixo, que é jogado nas ruas, a inclinação do solo, que dá impulso à água da chuva, o morro com terreno instável e a baixa capacidade de absorção da água, fazendo com que as rochas e o solo encharcados e pesados deslizassem.
Um dos lugares que foi bastante afetado pela chuva foi o morro do Bumba, localizado na favela de Niterói. O morro possuía outro impacto ambiental: contaminação do solo. Várias pessoas estavam morando em um lixão desativado, cujo restos apareceram e deixavam um cheiro de podridão. O gás metano foi propiciado pela decomposição do lixo e poderia provocar uma explosão. A área era totalmente de risco e, mesmo assim, o governo permitiu que as pessoas habitassem no morro. Políticos atraíam mais pessoas para o local dando ruas asfaltadas e água encanada em troca de votos.
Portanto, notamos que a solução para tragédias ocasionadas pela chuva e contaminação do solo é usar da tecnologia para avisar a população em caso de emergência e maior rigor com a lei de ocupação do solo. Essas medidas nos beneficia, pois não precisaremos todo ano parar para contar o número de vítimas das mudanças do planeta. Mas, o principal problema a ser resolvido é as pessoas se conscientizarem e agirem para que o planeta não sofra tantos danos. Está no momento do homem notar que ele é o grande causador de tragédias naturais e perceber que deve fazer algo para se ter uma moradia melhor.
Larissa, Brenda, Mirelle, Janaína e Thaís